Britney, personagem trans de ‘A Dona do Pedaço’, foi rejeitada por Abel, mas acolhida pelo público

0
16

DivulgaçãoBritney, que é interpretada pela atriz Glamour Garcia, na cena em que conta para Abel (Pedro Carvalho) que é uma mulher trans em ‘A Dona do Pedaço’.

Desde o início da novela A Dona do Pedaço, da TV Globo, a narrativa de Britney, personagem trans interpretada pela atriz Glamour Garcia, é pautada pelo seu namoro com o boleiro Abel, interpretado pelo ator Pedro Carvalho ― com o mote de que todos sabem que ela é trans, menos ele.

Na noite desta quinta-feira (22), foi ao ar a cena em que grande parte dos telespectadores esperavam: Britney conta a Abel qual é sua identidade de gênero e explica a ele por que não conversou sobre isso antes. Imediatamente, ela é rejeitada pelo boleiro que reage de forma violenta. Momentos antes, ele tinha declarado todo seu amor à jovem e a pedido em casamento.

Nas redes sociais, fãs da novela e apoiadores do movimento LGBT se manifestaram. Enquanto alguns se emocionaram com a cena, outros acusaram a novela de irresponsabilidade e defenderam a personagem de Glamour Garcia.

Outros chegaram a apontar um erro na narrativa construída por Walcyr Carrasco ao destacar a necessidade de Britney contar a Abel que é trans. “Britney é mulher, não precisava contar ‘pro’ Abel. Ele não foi enganado”, diz um tweet.

A cena começa com os dois personagens saindo juntos da fábrica de bolos em que trabalham, quando Abel se declara novamente para Britney. ”É amor. Eu vos amo, menina Britney”, ele confessa a ela, que esboça tom de preocupação.

Britney responde dizendo que ele não sabe o que está falando, mas Abel reafirma que sempre a amou e que sabe que o seu sentimento é correspondido. Para susto dela, ele também a pede em casamento.

“Sei que fostes criadas com pudor, e eu aprecio o fato de não seres como outras que se entregam. Seu jeito tímido me cativou. Mas agora deixo de meias palavras. Eu vos amo. Eu quero me casar consigo”, diz Abel a Britney. 

Britney, então, aproveitou o momento para falar para ele que é uma pessoa trans. Tensa, ela não conteve as lágrimas. O boleiro, então, mudou seu semblante na mesma hora ― demonstrando espanto e rejeição.

“Não acredito em você”, disse Abel que, em seguida, acusa a moça de ter brincado com seus sentimentos. “Não se aproxima de mim, não me toca, não ouse falar comigo”, disparou o funcionário da fábrica de bolos.

O momento que mais emocionou telespectadores foi quando ela, em prantos, chega em casa e é acolhida pela família em especial por Roque, personagem de Caio Castro ― que é construído como “irresponsável” e “mulherengo”. 

Cena em que Britney fala sobre ser trans foi alterada

DivulgaçãoAbel (à esq.) conversa com Britney (à dir.) em cena de ‘A Dona do Pedaço’. 

Segundo informações do site Notícias da TV, a pedido do diretor de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, o autor Walcyr Carrasco foi obrigado a reescrever a cena em que Britney diz que é uma mulher transexual para Abel. Carrasco precisou deixar a cena mais respeitosa e, por isso, foi regravada.

A emissora considerou o texto muito pesado, com potencial de gerar reações controversas no público, e que a cena poderia ser encarada como transfóbica. No texto original, a qual o site teve acesso, Abel diria que Britney é um “frankenstein” e ameaçaria dar uma surra na personagem de Glamour Garcia.

A cena que foi ao ar também eliminou qualquer referência ao pênis de Britney, que seria chamado de “dito cujo” pela própria trans em cena. No roteiro original, Abel daria um abraço nela e sentiria um volume nas partes íntimas.

Como as heroínas românticas, a partir de agora a narrativa de Britney até o fim da novela, que será em novembro, será a de reconquistar seu grande amor, Abel, além de passar por outros episódios de humilhação por ser trans.

Em outra cena considerada um “desserviço” por críticos à novela, Fabiana, interpretada pela atriz Nathalia Dill, tomará a fábrica de bolos de Josiane (Agatha Moreira) e chamará Britney para conversar. 

Durante o papo, ela dirá à contadora da fábrica que cresceu em um convento e que nunca conviveu com pessoas como ela e não está preparada para tanta “modernidade”. Na sequência, ela perguntará o nome civil de Britney e dirá que, a partir daquele momento, ela terá que usá-lo e se vestir como homem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui