‘Vingadores: Ultimato’ desvenda alguns dos maiores mistérios da Marvel

0
23

DivulgaçãoE você não precisa da ajuda do Hulk inteligente para sacar todos esses mistérios.

Um ano depois de levantar e sacodir a poeira de Vingadores: Guerra Infinita, chegou a hora de Vingadores: Ultimato. O mais recente lançamento fecha um ciclo de uma década de filmes do MCU, o Marvel Cinematic Universe, trazendo respostas para algumas das maiores dúvidas que restavam de Guerra Infinita – e também de outros mistérios da franquia.

(Tentamos evitar ser muito específicos, mas o texto abaixo contém spoilers importantes. Se você ainda não assistiu Vingadores: Ultimato, pare de ler agora.)

(É sério. Nós te avisamos.)

 

Pergunta: Então… O que aconteceu com todo mundo que sumiu no final de Guerra Infinita?

Resposta: Eles morreram.

Depois que Thanos (Josh Brolin), de posse das Joias do Infinito, estalar os dedos e transformar em pó metade do universo, surgiram muitas teorias sobre o que teria de fato acontecido. Será que todo mundo foi transportado para outro mundo? Será que estavam vivos dentro da Pedra da Alma?

 Resposta: Nada. Eles morreram.

Bom, na realidade, em Ultimato temos a confirmação de que metade da população deixou de existir. Para trazê-los de volta, aquele estalar de dedos tem de ser revertido.

P: Os Vingadores vão viajar no tempo pelo Reino Quântico para pegar as Joias do Infinito e desfazer o estalar de dedos de Thanos?

R: Todas as teorias dos fãs estavam corretas.

Todos viajam no tempo. Sim para o Reino Quântico. Sim para as Joias do Infinito. Sim, sim, sim.

P: Por que o Doutor Estranho não avisou os outros sobre o plano antes de sumir?

R: Não teria sido possível.

Antes de o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) desaparecer em Guerra Infinita, ele viu mais de 14 milhões de futuros possíveis, e somente em um deles os Vingadores conseguiam derrotar Thanos.

O HuffPost perguntou a Cumberbatch por que o Doutor Estranho não revelou seu plano. “Talvez ele tenha esquecido de contar”, brincou o ator. “Ele estava muito ocupado.”

Em Ultimato, Strange diz que, se tivesse revelado o plano, as coisas não teriam se desenrolado da mesma maneira, e os Vingadores não teriam tido sucesso.

Obrigado por esclarecer, Doutor.

P: Espera. A família do Gavião Arqueiro também sumiu?

R: Isso.

P: Até mesmo a Linda Cardellini?

R: Sim, até a Linda Cardellini.

O trailer de Ultimato deu pistas claras de que a família do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) – seus filhos e sua mulher (Cardellini) – não sobreviveram. A sequência de abertura do novo filme confirma as suspeitas. Eles desaparecem quando estavam preparando hot dogs (inclusive estavam colocando maionese no hot dog, então talvez a morte tenha sido merecida).

P: O Capitão América é digno de empunhar Mjolnir?

R: Mas é claro!

Essa é uma pergunta que está na nossa cabeça desde A Era de Ultron, quando Mjolnir, o martelo de Thor, se mexe um pouquinho quando o Capitão América tenta pegá-lo.

Em 2016, o HuffPost perguntou aos diretores de Ultimato, Joe e Anthony Russo, se o Capitão América era digno de empunhar o martelo, depois do lançamento de Capitão América: Guerra Civil. Na época, eles tentaram despistar.

“Não sei, pode ser uma…”, disse Anthony, pensando em como responder. “Pode ser uma pergunta para os futuros roteiristas”.

“Pode ser um pouco específico demais para a gente responder”, acrescentou Joe.

O novo filme revela que a resposta é: “Claro que sim!”

Em um dos momentos mais comoventes de Ultimato, o Capitão América usa Mjolnir contra Thanos. Dada a importância da cena, faz sentido que os irmãos Russo estivessem tão decididos a guardar segredo.

P: Calma. Como o Homem-Formiga escapa do Reino Quântico depois de ficar preso lá em Homem-Formiga e a Vespa?

R: Um rato. 

(Rato supostamente a caminho de salvar Paul Rudd.)

Cinco anos depois do ocorrido em Guerra Infinita, um rato ativa o Túnel Quântico que liberta o Homem-Formiga do Reino Quântico. Ele ficou preso lá no final de Homem-Formiga e a Vespa, porque a Vespa, o Dr. Hank Pym e Janet Van Dyne viraram póE é basicamente isso. Um rato aleatório é o Vingador mais importante de todos.

P: O Homem-Formiga derrota Thanos entrando na bunda delee se transformando e Homem-Gigante?

R: Não. 

Não foi pra isso que ele foi salvo por um rato.

P: Algum Vingador tem de sacrificar outro?

R: Descanse em paz.

Marvel and Disney

Assim como Thanos teve de sacrificar Gamora (Zoe Saldaña) para obter as Joias do Infinito em Guerra Infinita, os Vingadores também tiveram de fazer um sacrifício em Ultimato.

E, como disse Thanos no filme anterior, dessa vez não haverá ressurreições.

P: Espera. Então algum personagem realmente morreu em Guerra Infinita?

A: Por favor, leia acima o “descanse em paz”.

As mortes não-relacionadas ao estalo de Thanos, como a de Gamora, Loki (Tom Hiddleston) e Heimdall (Idris Elba), continuam valendo. Embora alguns desses personagens ainda aparecem em outras linhas do tempo, os originais morreram.

Alguns Vingadores também morrem em Ultimato, e aparentemente não voltam mais. Como disse o roteirista Stephen McFeely ao HuffPost antes do lançamento de Guerra Infinita: “morte é morte”.

P: O Capitão América morre em Ultimato?

R: Não exatamente. 

Marvel and Disney

Embora o Capitão América (Chris Evans) não morra no filme, como muitos suspeitaram, sua jornada chega ao fim.

Um Capitão velhinho não necessariamente pendurou o escudo, mas ele o passa para outra pessoa, e parece uma saída bastante definitiva.

Antes do lançamento de Ultimato, McFeely refletiu sobre a jornada do Capitão com o HuffPost: “Nós nos sentimos muito conectados a ele como personagem. Nós o conduzimos pela maioria desses filmes e certamente começamos sua jornada, mas colocamos obstáculos em seu caminho. Às vezes, esse obstáculo é a sociedade, às vezes esse obstáculo é uma pessoa, às vezes é um estado de espírito, seu próprio interesse, o que seja. Tudo o que posso dizer é que o obstáculo que lhe foi dado… gera uma reação muito interessante por parte dele.”

Ele acrescentou: “Acho que conhecemos muito bem o Capitão. Tínhamos uma boa ideia de como ele reagiria”.

P: O Homem-Formiga tinha aparecido secretamente em outros filmes do MCU? Só que pequeno demais pra gente ver?

R: Meio que sim?

Com o lançamento do primeiro filme do Homem-Formiga, em 2015, surgiu a ideia de que ele pudesse já ter aparecido em outros filmes dos Vingadores – mas era pequeno demais para que pudéssemos enxerga-lo.

O HuffPost perguntou sobre essa possibilidade ao diretor de Homem-Formiga, Peyton Reed, lá em 2015. Ele disse que adorava a teoria, mas afirmou: “Não tenho certeza de que a linha do tempo funciona”.

Bom, funciona.

Em Ultimato, o Homem-Formiga é parte de uma equipe que viaja ao passado e está na Batalha de Nova York. Então ele está presente, mesmo que não tenha sido visto, em pelo menos este momento da história dos Vingadores.

P: Por que Loki estava de máscara no final de Vingadores?

R: Pra calarem a boca dele.

O HuffPost fez essa pergunta a Tom Hiddleston anos atrás. Será que Loki estava com a máscara para não comer shawarma com os outros Vingadores?

Hiddleston disse que Loki não foi convidado para ir ao Shawarma Palace, mas não respondeu às dúvidas sobre a máscara.

[embedded content]

Depois do lançamento de Guerra Infinita, o HuffPost também pediu que os irmãos Russo esclarecessem algumas perguntas sem resposta, incluindo: “Por que Loki está com aquela máscara no final de Vingadores?”

Joe Russo disse: “Acho que eles só queriam calar a boca dele. Loki fala demais”. E ele estava dizendo a verdade.

Em Ultimato, a Batalha de Nova York é revisitada, e finalmente temos a resposta: Loki está de máscara porque não consegue ficar quieto.

P: Drax estava imóvel para ficar invisível? Ou ele sumiu?

R: Não está claro.

Em Guerra Infinita, Drax (Dave Bautista) acredita ser capaz de ficar imóvel a ponto de tornar-se invisível. Então, quando ele some no final do filme, será que ele desapareceu por causa de Thanos? Ou só estava lá bem paradinho?

Perguntamos aos roteiristas se Drax poderia estar nos trailers, mas imóvel. Christopher Markus nos disse: “Não vi nada”.

[embedded content]

Esse mistério está longe de ser resolvido.

*Este texto foi publicado originalmente no HuffPost US e traduzido do inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui