25 ícones negros do estilo que deixaram sua marca na indústria da moda

0
37

GettyDa esquerda para a direita: Grace Jones, Tyra Banks e Prince.

Chegou a hora de honrar alguns das personalidades negras mais estilosas da História moderna.

De Josephine Baker a Sammy Davis Jr., de Naomi Campbell a Rihanna, estes indivíduos deixaram sua marca na indústria da moda – seja envolvidos diretamente ou curtindo tudo o que ela tem a oferecer – e continuam inspirando gerações a fazer o mesmo.

Apesar do histórico duvidoso quando se trata de diversidade e inclusão, as coisas parecem estar mudando para melhor, em parte graças a várias das pessoas na lista abaixo.

Josephine Baker

Estate of Emil Bieber / Klaus Niermann via Getty Images

Rihanna não usaria vestidos brilhosos e ousados se não fosse por Josephine Baker. A artista americana que ficou famosa na França explorou os limites da moda com suas roupas provocantes (e que inspiraram o vestido incrível de Rihanna no CFDA) e seu ativismo. Ela teve de lidar com discriminação racial em toda sua carreira, mas lutou pelos direitos civis e se recusou a se apresentar diante de plateias segregadas nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. (Foto: Baker em Hamburgo, Alemanha, 1925.)

Eartha Kitt

Silver Screen Collection via Getty Images

Eartha Kitt foi estrela da Broadway, ícone da TV e uma fashionista de verdade. A atriz tinha um estilo ousado e, como aponta o Mic, ela adorava um print animal – o que fazia todo o sentido, pois ela interpretou a Mulher Gato na série de TV do Batman dos anos 1960. Kitt também não tinha medo de ser um pouco sexy no que dizia respeito ao seu estilo – que desafiava as normas da época. (Foto: Kitt em retrato de estúdio, 1955.)

Sammy Davis Jr. 

NBC via Getty Images

Sammy Davis Jr., do Rat Pack, tinha muito estilo. Em 1967, seu status de ícone fashion foi cristalizado quando ele se tornou o primeiro negro a aparecer na capa da revista GQ. (Foto: Davis no “Tonight Show Starring Johnny Carson”, 17 de setembro de 1965.)

Diana Ross

Terry O’Neill via Getty Images

Diana Ross nos brinda com looks icônicos há décadas. Se tivéssemos de descrever seu estilo em uma frase, seria “perfeitamente exagerado”. Até mesmo depois de fazer 70 anos, a rainha da Motown e ex-líder das Supremes continua arrasando. (Foto: Ross em 1972.)

Beverly Johnson

Bob Stone via Getty Images

A carreira da modelo Beverly Johnson incluiu várias marcas pioneiras: ela foi a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue americana, em 1974, e também a primeira a ser retratada na capa da Elle francesa. Johnson abriu caminho para outras modelos negras que ficariam famosas, como Naomi Campbell, Iman, Tyra Banks e Chanel Iman, entre outras. (Foto: Johnson na Vogue, 1974.)

Pat Cleveland

Ron Galella via Getty Images

Cleveland também fez parte do primeiro grupo de modelos negras que tiveram sucesso na indústria da moda nos anos 1960 e 1970. Este ano, a modelo, hoje com 68 anos, mostrou seu estilo no desfile da Hellessy, em Nova York. Ela arrasou, obviamente. (Foto: Cleveland no desfile de B. Altman, 24 de agosto de 1977, Nova York.)

Bethann Hardison

Jamie McCarthy via Getty Images

Bethann Hardison é mais que um ícone fashion. Ela é um ícone cultural. Como Johnson e Cleveland, Hardison foi uma modelo pioneira, participando do famoso desfile “Batalha de Versalhes”, em 1973. Ela também abriu uma agência de modelos e continua lutando por mais representação na indústria da moda, por meio de sua Diversity Coalition. (Foto: Hardison no CFDA Awards de 2016, em Nova York.)

Angela Davis

Peter Cade via Getty Images

Angela Davis não é só uma ícone de estilo; ela mudou as regras do estilo. A ativista foi um dos rostos do movimento “Black Is Beautiful”, cujo objetivo era mostrar ao mundo a beleza natural da pele e do cabelo, dos rostos e dos corpos negros. O penteado afro de Davis virou um ícone, simbolizando seu apoio ao movimento dos direitos civis e outros posicionamentos políticos. (Foto: Davis na África do Sul, 1974.)

Pam Grier

Michael Ochs Archives via Getty Images

Pam Grier já foi chamada de “rainha” dos filmes blaxploitation, graças a seus papeis em Coffy e Foxy Brown. Ela também é conhecida como a primeira negra americana a estrelar um filme de ação. Mas, em meio a essa carreira notável em Hollywood, Grier também foi um ícone fashion, graças a seu estilo clássico dos anos 1970. (Foto: Grier em 1972.)

Donna Summer

Fin Costello via Getty Images

Donna Summer foi a rainha definitiva da disco. Ainda a amamos por causa de seu visual ultra-glam. (Foto: Summer em 1976.)

Tina Turner

Peter Still via Getty Images

Tina Turner vestia uma minissaia como poucas mulheres. Seu figurino de shows sem dúvida inspiraram cantoras como Beyoncé, Nicki Minaj, Jennifer Lopez e qualquer outra estrela que sobe no palco com pouco mais que um collant e meias arrastão. (Foto: Turner no palco, 1985.)

Grace Jones

Dave Hogan via Getty Images

A cantora jamaicana Grace Jones tem um estilo verdadeiramente único. Ela é intensa, ousada e, acima de tudo, ela mesma – qualquer que seja a escolha de look. Essa é a verdadeira medida de uma ícone do estilo. Ah, ela também foi uma das Bond girls mais fodonas. (Foto: Jones em 1989.)

Prince

Richard E. Aaron via Getty Images

É praticamente impossível ver um terno roxo sem pensar em Prince e seu figurino icônico de Purple Rain. Essa era a força de seu estilo. (Foto: Prince no palco durante a turnê Purple Rain, 1984-1985.)

Janet Jackson

KMazur via Getty Images

Janet Jackson era e continua sendo uma força no mundo pop – com um estilo arrasador. Ao longo dos anos, ela mostrou vários figurinos icônicos, incluindo todo o guarda-roupa da turnês Rhythm Nation (um deles retratado acima) e seu top “pervertido”, que inspirou uma roupa usada por Teyana Taylor. (Foto: Jackson em show realizado em Nova York, 1990.)

Michael Jackson

Steve Granitz via Getty Images

Jackson nos deu músicas incríveis, movimentos de dança icônicos e alguns dos momentos mais inesquecíveis da história da música: o visual de motoqueiro de Bad, a jaqueta de couro vermelha de Thriller e, é claro, o figurino de inspiração militar que ele usou no show do intervalo do Super Bowl de 1993 (visto acima, e depois usado como referência por Beyoncé)

Iman

Jamie McCarthy via Getty Images

A supermodelo e ativista Iman tem um dos rostos mais marcantes do mundo fashion. Mas, para além disso, ela usou essa plataforma para falar de questões como racismo no mundo da moda e além. Isso sempre estará em voga. (Foto: Iman em evento em Nova York, 2016.)

Naomi Campbell

Daniel SIMON via Getty Images

Campbell segue sendo uma das modelos mais famosas do mundo. A rainha das passarelas foi uma das primeiros supermodelos, junto com Christy Turlington e Cindy Crawford. Em 1988, ela foi a primeira negra a aparecer na capa da Paris Vogue. Com 48 anos, Campbell não dá sinais de que esteja desacelerando – em uma indústria obcecada com a juventude. Em janeiro de 2019, Campbell fechou o desfile de Valentino. (Foto: Campbell desfila para Versace, 1996.)

Tyra Banks

Daniel SIMON via Getty Images

Tyra Banks é outra pioneira que transformou seu trabalho em uma megacarreira. Ela teve seu próprio talk show, apareceu em filmes e, é claro, criou a série America’s Next Top Model. (Foto: Banks desfila para Yves Saint Laurent, 1993.)

Michelle Obama

SAUL LOEB via Getty Images

Michelle Obama foi uma das primeiras-damas mais estilosas da história dos Estados Unidos. Quando a vimos no vestido branco icônico de Jason Wu que ela usou na posse, em 2009, visto acima), sabíamos que ela seria um verdadeiro ícone fashion. Tente lembrar de outra primeira-dama capaz de usar botas Balenciaga que iam até a coxa – direto das passarelas. Estamos esperando.

Pharrell Williams

Lester Cohen via Getty Images

Se tem alguém de estilo realmente único, é Pharell. O produtor musical e muso de Karl Lagerfeld é o tipo raro de pessoa que consegue usar um chapéu enorme de Vivienne Westwood e ainda parecer cool. (Foto: Williams no Grammy de 2014, em Los Angeles.)

Rihanna

Gilbert Carrasquillo via Getty Images

Não dá para negar o status de ícone fashion de Rihanna. A cantora ganhou esse título no CFDA Awards de 2014, usando aquele vestido brilhante e nu (visto acima). Ao longo de sua carreira, que ainda vai muito longe, Riri mostrou que não está nem aí para o que pensam os outros. Ela usa o que quiser, obrigada.

Beyoncé and Blue Ivy Carter

Jeff Kravitz via Getty Images

Beyoncé e Blue Ivy Carter são a dupla mãe e filha dessa lista. Com looks coordenados ou não, elas sempre garantes momentos fashion memoráveis. (Foto: Beyoncé e Blue Ivy no VMA, da MTV, em Nova York, 2016.)

Lupita Nyong’o

Kevin Mazur via Getty Images

Lupita Nyong’o revelou-se uma das mais revigorantes ícones fashion da última década. A atriz chamou a atenção de Hollywood pela primeira vez quando ganhou um Oscar por 12 Anos de Escravidão – seu primeiro papel principal – e causou frisson com seu vestido Prada. (Foto: Nyong’o no Oscar de 2014, Los Angeles.)

Zendaya

Jamie McCarthy via Getty Images

Zendaya é uma das mais jovens da lista, mas a atriz de 22 anos já mostrou que é uma das musas fashion mais interessantes. Zendaya não tem medo de fazer escolhas ousadas, e mal podemos esperar pelo que vem por aí nos próximos anos. (Foto: Zendaya no Met Gala de 2017, Nova York.)

* Este texto foi publicado primeiro no HuffPost US e traduzido do inglês.

Galeria de Fotos 10 teorias de Game of Thrones Veja Fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui