10 coisas que amamos em ’10 Coisas que Odeio em Você’

0
43

DivulgaçãoHeath Ledger, Julia Stiles, Larisa Oleynik, Joseph Gordon-Levitt e companhia em 10 Coisas que Odeio em Você.

É isso mesmo, 10 Coisas que Odeio em Você acaba de completar 20 anos! A comédia romântica teen que revelou o ator australiano Heath Ledger fechou os anos 1990 com chave de ouro.

Aliás, o filme nos dá pequenas amostras de tudo que rolou naquela década, além de mostrar alguns astros que consolidariam suas carreiras mais tarde, como o próprio Ledger e Joseph Gordon-Levitt. Já outros, como Julia Stiles e Larisa Oleynik, nem tanto.

Livre adaptação da clássica peça de William Shakespeare, A Megera Domada, o filme conta a história de duas irmãs, Katharina e Bianca Stratford (Stiles e Oleynik). Enquanto a mais velha, Katharina, quer se concentrar nos estudos para conseguir uma vaga em uma prestigiada universidade, a mais nova, Bianca, só pensa em arranjar um namorado.

Como condição para autorizar sua caçula a ter um romance, o pai delas impõe uma regra: Bianca só poderá ter um namorado quando Katharina – conhecida por sua atitude hostil a pretendentes – namorar também.

Apaixonado por Bianca, Cameron (Gordon-Levitt) recorre a Patrick Verona (Ledger), um bad boy recém-chegado à escola, pedindo para que ele conquiste a durona Katharina.

Da música, passando pela moda e os costumes, 10 Coisas que Odeio em Você é uma viagem nostálgica a um momento específico que deixou guardadas em nossas memórias cenas inesquecíveis, como, por exemplo, a de Verona cantando a clássica Can’t Take My Eyes off You durante o treino de futebol de Katharina.

Por isso, elegemos aqui as 10 coisas que mais amamos em 10 Coisas eu Odeio em Você:

1 – A famosa cena de Can’t Take My Eyes off You

[embedded content]

A cena estava no roteiro do filme, mas como é muito comum em roteiros, a músicas não estava especificada. Tudo por conta de questões de direitos autorais. A ideia de qual canção Heath Ledger teria de cantar para sua amada partiu da própria Julia Styles, que adorava a música gravada por Frankie Valli and The 4 Seasons em 1967.

2 – A trilha sonora

[embedded content]

Assim como a trama, a trilha sonora de 10 Coisas que Odeio em Você é uma deliciosa salada de clássicos de décadas anteriores com hits do momento. Uma mistura que tinha tudo para não fazer sentido nenhum, mas que funciona que é uma beleza. Vai do rock setentista de Joan Jett, Nick Lowe (mostrada no clipe acima, na versão da banda Letters to Cleo) e Cheap Trick, passando pelo funk de George Clinton, o R&B do trio Salt-N-Pepa, a eletrônica retrô da dupla francesa Air, o sca do Madness, até o indie fofinho do grupo sueco Cardigans.

3 – O mundo passou a conhecer Heath Ledger

Divulgação

Antes de 10 Coisas que Odeio em Você, Heath Ledger havia participado apenas de dois longas e cinco séries em seu país natal, a Austrália. Ele tinha apenas 20 anos – mas com carinha de 16 – quando estrelou a comédia romântica que lançaria sua bem-sucedida carreira em Hollywood. Com o passar dos anos, ele foi assumindo papéis em filmes mais “sérios”, brilhando no drama O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e chegando a seu auge com sua impressionante interpretação do vilão Coringa em O Cavaleiro das Trevas (2008).

No entanto, este foi o último filme completo em que atuou, pois ele morreu de uma overdose acidental de remédios no dia 22 de janeiro daquele mesmo ano. Ele apareceu em mais um filme, O Mundo imaginário do Dr. Parnassus, lançado em 2009 e para o qual ele havia filmado apenas algumas cenas. Uma curiosidade: Josh Hartnett e Ashton Kutcher também concorreram ao papel de Patrick Verona.

4 – A cena da dança de Katharina

[embedded content]

A sempre lembrada cena da dança na mesa era apenas uma simples cena que Katharina, bêbada em uma festa, dançaria em uma mesa. Mas Julia Styles quebrou tudo ao som de Hypnotize, do rapper Notorious B.I.G. A performance da atriz impressionou tanto que foi por conta dela que Styles foi convidada para protagonizar o filme No Balanço do Amor (2001), em que ela interpreta a bailarina que se apaixona por street dance Sara Johnson.

5 – A sequência de Sexy Boy

[embedded content]

Ela pode ser curta, mas a cena em que Cameron (Gordon-Levitt) e seu amigo Michael (David Krumholtz) jogam os panfletos de uma festa na escadaria da escola Padua é inesquecível. Você pode até não lembrar de muita coisa do filme ficando anos sem vê-lo, mas dessa sequência todo mundo lembra. Isso porque, além de trazer um ângulo inusitado, a cena conta com um dos grandes hits daquele momento: Sexy Boy, primeiro sucesso do duo francês Air.

6 + 7 – O poema de Katharina e os créditos finais com a banda Letters to Cleo tocando no teto da escola

[embedded content]

O final de 10 Coisas que Odeio em Você é um capítulo à parte. Temos aqui um combo matador, com o poema que Katharina lê para Patrick e logo depois a cena com a banda Letters to Cleo tocando I Want You to Want Me, clássico do Cheap Trick, em uma plataforma no topo do prédio da Stadium High School, em Tacoma, lugar utilizado como cenário para a escola Padua. Em entrevistas posteriores, a vocalista do grupo confessou que a filmagem foi um inferno. Ventava muito no dia e a banda estava morrendo de medo.

Veja aqui o poema que Katharina lê para Patrick (em português):

Eu odeio o jeito que você fala comigo,

e eu odeio o jeito que você corta seu cabelo

Eu odeio o jeito que você dirige meu carro

Eu odeio quando você encara.

Eu odeio suas grandes e idiotas botas de combate,

e o jeito que você lê minha mente.

Eu te odeio tanto, que me faz ficar doente,

E até me faz rimar.

Eu odeio que você está sempre certo.

Eu odeio quando você mente.

Eu odeio quando você me faz rir,

até mais quando você me faz chorar.

Eu odeio quando você não está por perto,

e o fato que você não me ligou…

Mas ainda por cima eu odeio que eu não te odeio,

Nem perto,

Nem mesmo um pouco,

De jeito nenhum.

8 – A cena em que Bianca esmurra Joey

[embedded content]

Uma das queridinhas dos fãs, a cena em que Bianca esmurra o vilão Joey (Andrew Keegan) e depois beija Cameron não mostra algo curioso. Os atores Joseph Gordon-Levitt e Larisa Oleynik já tinham namorado antes do filme, quando participaram da série 3rd Rock from the Sun. No entanto, quando filmaram 10 Coisas que Odeio em Você, os dois já estavam separados, e Oleynik confessou em entrevistas posteriores que eles não se davam muito bem na época. Fato que não transparece no filme, onde os dois mostram uma ótima química. Uma curiosidade: No filme, Cameron finge saber falar francês para dar aulas particulares para Bianca, mas Gordon-Levitt já falava francês fluentemente.

9 – A cena do paintball

[embedded content]

Tudo bem, essa cena é bem clichê, mas mesmo assim todo mundo lembra dela como a cena do date mais legal do mundo. A única coisa que ninguém lembra mais é da banda Semisonic, que tem sua música Fascinating New Thing tocando ao fundo. Isso é tãããããão anos 90!

10 – “Eu tenho um pinto na minha cara, não é?”

[embedded content]

Quando Michael tenta convencer Joey a patrocinar um pretendente para Katharina, o modelo valentão da escola Padua desenha um pênis na cara de Michael. Uma das cenas mais engraçadas e inesquecíveis do filme, que hoje não seria nada aceitável.

*O filme, atualmente, faz parte do catálogo da Netflix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui