5 homenagens constrangedoras de homens para o Dia da Mulher

0
37

Foi comemorado nesta última sexta-feira (8) o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada para cobrar e debater a garantia de seus direitos, assim como expor e lutar contra problemas ainda enfrentados por mulheres de todo o mundo, como desigualdade de oportunidades e de salários, violência e feminicídios ― uma mulher é morta a cada duas horas no Brasil. 

Ontem mesmo aconteceram atos políticos por mulheres e movimentos sociais que cobraram mais segurança, direitos e políticas públicas voltadas para as mulheres. Os atos reuniram multidões em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Porém, o dia de luta e resistência ainda é confundido por muitos (homens, claro) como um dia de homenagens e declarações “amorosas” para o sexo feminino, ou como alguns insistem em dizer, o sexo frágil. 

Ainda hoje é comum mulheres receberem flores, bombons e declarações que romantizam a sobrecarga e pressão sobre as mulheres (qual mulher nunca recebeu cartão a elogiando por cuidar da casa, dos filhos, do marido e ainda trabalhar fora?) ou que enfatizam “características” estereotipadas, como “mulher feminina”, mulher “amorosa”, mulher “romântica” ― mulher é mulher. Ponto. 

Veja bem: não há nada de errado em receber flores ou bombons (muitas, inclusive, preferiram lanches e cervejinha). O ponto é que o que nós queremos mesmo é respeito e que direitos sobre nossa vida profissional, nosso corpo e nossas vidas sejam reivindicados e garantidos pelo Estado e sociedade. 

Em vez disso, veja abaixo algumas declarações constrangedoras que ainda temos que ouvir e ver (não há possibilidade de “desver”?) no Dia da Mulher:

Deputado Federal Marcio Labre, aquele que tentou proibir anticoncepcional.

Mulher agora precisa motivar homem a enfrentar os grandes desafios? Mulheres não têm os próprios desafios? Talvez um deles é justamente garantir nossos direitos reprodutivos.

Alejandro Sanz, que se “maquiou” em homenagem às mulheres

“Hoje, no Dia da Mulher, devemos nos colocar em sua pele. Só assim poderemos entender porque merecem seu dia todos os dias”, escreveu no Twitter, com uma foto dele maquiado. QUÊ?

Amigo, essa vergonha que você está passando é no débito ou no crédito?

Presidente Jair Bolsonaro, que diz que cada ministra vale por 10 homens

Bolsonaro fez uma série de declarações para o Dia da Mulher, e parece que nenhuma agradou muito o público feminino. Umas destas “homenagens” foi a respeito seu time de ministros: dos 22 nomeados, apenas 2 são mulheres. Questionado pelo claro desequilíbrio de gênero nos comandos dos ministérios, o presidente disse que cada ministra vale por 10 homens.

A questão é: se ele considera mulher tão superior como diz, por que ainda temos 10 homens como ministro e não só mulheres? 🤔

No mesmo discurso, o presidente ainda citou passagens bíblicas e afirmou que homem não faz “política séria” sem “mulher com mesmos princípios”. De novo: por que colocam a mulher como “muleta” para o homem? 

São Paulo teve ônibus rosa com frase “motivacional”

Reprodução/Twitter

Alguns ônibus de São Paulo foram adesivados com cor rosa e traziam a linda mensagem: “Parabéns a todas delicadas, fortes, guerreiras, românticas, enfim, mulheres.”

Claro que a mensagem pegou mal nas redes sociais. A responsável pela ação foi a viação Sambaíba e acabou sendo autuada pela Prefeitura por não pedir prévia autorização para fazer a homenagem. 

As “declarações” enviadas para Paola Carosella

Ontem, a cozinheira e jurada do programa Masterchef Brasil publicou algumas declarações comuns para o Dia da Mulher. Porém, os tempos são outros e estas lindas homenagens viraram motivo de chacota entre usuários. Amém!

Quanta vergonha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui