Ônibus de SP muda cor para rosa e estampa mensagem ‘motivacional’ às mulheres

0
13

O Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão, luta e resistência feminina. Porém, ainda hoje, o dia também é marcado por “homenagens” que perpetuam esteriótipos, como “flores para um flor”, um cartão romantizando a tripla jornada exaustiva da mãe “guerreira” ou aquela mensagem “motivacional” exaltando características “frágeis” do sexo feminino. Neste ano, a Prefeitura de São Paulo decidiu juntar tudo isso em uma só mensagem. 

Para comemorar o dia, alguns ônibus da Capital circularam pela cidade adesivados com cor de rosa e com os escritos “08 de março, Dia Internacional da Mulher”. Não só isso, mas completou a mensagem com a frase: “Parabéns a todas delicadas, fortes, guerreiras, românticas, enfim, mulheres.” 

Apesar da aparente “boa vontade”, a homenagem gerou críticas nas redes sociais. No Twitter, foram publicadas as fotos do ônibus cor de rosa e usuários ironizaram a campanha feita no ônibus, justamente um dos locais públicos em que as mulheres mais sofrem assédio sexual.

De fato, o transporte público é o local que mais concentra casos de assédio sexual e importunação sexual na cidade de São Paulo. Desde que a lei que criminaliza importunação sexual entrou em vigor, no final de setembro do ano passado, foram registradas mais de 293 queixas, sendo que 130 casos aconteceram no transporte público. 

Além disso, usuários também criticaram a efetividade da campanha da prefeitura e a mensagem em si. Afinal, desde quando é preciso ser romântica e delicada para ser mulher?

A Viação Sambaíba foi responsável pela campanha e adesivou ônibus de duas linhas: Metrô Santana ― Terminal Parque D. Pedro II e Metrô Santana ― Itaim Bibi. 

O HuffPost Brasil procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, que alegou, até o momento da publicação desta matéria, desconhecer a campanha. 

A Viação Sambaíba também foi procurada pela reportagem, mas não atendeu ligações ou respondeu e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui