Rodízio de pneu: A hora certa de trocar ou comprar pneus novos

0
99

sergeyryzhov via Getty ImagesTrocar pneu de uma posição para outra equaliza o desgaste do conjunto.

Fazer rodízio com os pneus dos carros é um modo cientificamente comprovado de aumentar a durabilidade e a eficiência dos compostos. A prática também aumenta a segurança de quem estiver utilizando os carros e, de quebra, economiza um bom dinheiro, tanto em combustível quanto em eventuais consertos.

E qual a hora certa de fazer rodízio ou então de comprar pneus novos para o seu carro? O HuffPost Brasil conversou com Douglas Quirino, proprietário da Injetronic Centro Automotivo, responsável pela manutenção dos carros do Corpo de Bombeiros de São Paulo e que trabalha no ramo há mais de 20 anos.

O especialista preparou algumas dicas especiais para quem não conhece o assunto tão a fundo e só se preocupa com os pneus quando eles já estão visivelmente carecas e, portanto, sem condições de rodar em segurança.

Rodízio de pneus

Vasyl Dolmatov via Getty ImagesRodízio dos pneus é recomendado a cada 10 mil km rodados.

Segundo Douglas Quirino, o ideal é fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros percorridos com o veículo. Dessa forma, o desgaste nos pneus acontecerá por igual e evitará gastos desnecessários, como o consumo excessivo de combustível ou até mesmo a troca prematura do jogo de pneus.

Estepe no rodízio. Sim ou não? 

DedMityay via Getty ImagesIncluir o estepe no rodízio não é consenso.

Estabelecida a importância do rodízio, a nova dúvida é sobre a necessidade de se incluir ou não o estepe no esquema.

Alguns fabricantes são contrários à inclusão do estepe no rodízio, argumentando que você desgastaria um pneu “zero” sem necessidade.

Quem é a favor, no entanto, contrapõe afirmando que a inclusão do estepe no rodízio (desde que seja do mesmo modelo dos 4 originalmente de rodagem) aumentará em 20% a vida útil dos compostos.

A hora de trocar o pneu 

DivulgaçãoIndicador TWI aponta o limite para a troca de pneus.

“Qualquer pneu tem na lateral um índice chamado TWI. Ele indica o limite para a troca dos pneus. São bolinhas que mostram a marca dos 2 milímetros e estão em toda a volta dos pneus. Quando chegar nesse ponto, é hora de trocar”, informa Douglas Quirino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui