A quantidade saudável de drinks que você pode tomar nas festas de fim de ano, segundo os especialistas

0
21

As festas de fim de ano são famosas pelos excessos. Presentes demais, família demais, comida e bebida demais. Quando chega o novo ano, muita gente está inchada e atordoada, se perguntando onde foi que as coisas saíram dos trilhos.

Todo mundo quer curtir essa época, mas, especialmente no que diz respeito ao álcool, passar dos limites pode ser perigoso. Estudos mostram que beber demais está associado a depressão, ansiedade, doenças cardíacas e câncer.

Eis a boa notícia sobre álcool e a temporada das festas: você pode beber, basta não exagerar. Eis tudo o que você precisa saber sobre o limite de coquetéis ou taças de vinho nessa época festiva.

Quanto é demais?

Vamos começar pelo óbvio: beber demais nunca é boa ideia. A Academia Americana do Coração e a Academia de Nutrição e Dietética recomendam não mais que um drink por dia para as mulheres e dois para os homens — mas isso não significa que você deveria tomar sete em uma noite se passou a semana inteira sem beber nada.

O especialista em saúde intestinal Vincent Pedre recomenda seguir a regra de um ou dois drinks por noite – e, sim, isso também vale para a época de festas. Mas, se você passar desse limite (acontece…), Pedre diz que o importante é manter um ritmo adequado.

“Certifique-se de que está comendo, pois isso ajuda a desacelerar a absorção do álcool. O ideal é tomar um drink por hora, e não mais de quatro numa noite”, disse Pedre ao HuffPost. “Dito isso, esse é um conselho genérico. Se você for menor, talvez o ideal sejam somente dois drinks. Preste atenção no que diz seu corpo.”

Evite o açúcar sempre que possível

Nem todas as bebidas alcoólicas são criadas iguais. Em geral, as que contêm açúcar vão te fazer sentir pior no dia seguinte, além de provavelmente levar ao ganho de peso.

Se você quiser passar as festas sem ressaca – e continuar entrando nas suas calças –, o mais importante é tomar cuidado com o tipo de drink que você vai tomar.

“Existem estudos limitados que promovem os benefícios de saúde de tequila, vinho tinto e uísque, mas o mais importante é saber com o que eles são misturados. Além disso, também é bom saber quais deles você vai consumir – e saborear – mais devagar”, diz Keli McGrane, nutricionista do site Lose It!. “Para não perder o controle das calorias, evite drinks que contenham creme de leite, refrigerantes e sucos de fruta com açúcar. Se você não gosta de destilados puros, eis algumas sugestões que têm poucas calorias: Old Fashioned ou Manhattan, paloma, mojito, Sazerac, gim e tônica e martíni.”

Pedre, por sua vez, é fã de tequila. “A bebida de mais baixo teor calórico e de açúcar é tequila com gelo”, afirma ele. “A tequila contém pouco açúcar, é fácil de metabolizar que os outros destilados e uma ótima opção para quem quer controlar o peso. Depois vem o spritzer de vinho branco (vinho branco gelado misturado com água com gás). Ele tem menos álcool que a tequila, e as bolhas dão um ar festivo.”

Como reduzir o consumo de álcool sem sacrificar a diversão

Se um ou dois drinks com pouco açúcar parecem pouco – ou sem graça nenhuma –, não se preocupe. Há muitas maneiras de reduzir o consumo de álcool sem abrir mão da diversão. “O kombucha é uma ótima ideia”, diz McGrane. “Faça um drink semelhante ao spritzer de vinho, substituindo parte da bebida alcoólica com kombucha. Isso significa menos calorias e álcool, sem perder o sabor.”

Pedre sugere simplesmente focar em estar presente. “Diversão é espontaneidade e estar presente no momento”, afirma ele. “Se você usa o álcool para se sentir mais sociável, aguentar reuniões familiares estressantes ou se divertir mais durante as festas, tente trocá-lo por uma boa conversa.”

“Achamos que conhecemos nossa família e nossos amigos, mas seja curioso – escolha assuntos novos”, acrescenta Pedre. “Não deixe suas preconcepções guiarem a conversa. Aprenda algo novo sobre as pessoas.”

Um brinde a essa ideia!

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui