Engenheiros do MIT criam menor transistor 3D do mundo

0
19

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com engenheiros da Universidade do Colorado, desenvolveram o menor transistor 3D do mundo. Para se ter ideia da dimensão desta tecnologia, o menor produto do mercado possui o dobro do tamanho.

O mercado tecnológico está em constante evolução buscando maneiras de deixar os produtos mais eficientes, obviamente menores e também mais precisos. O processo para construir o transistor também é completamente novo e envolve uma microfabricação que transforma o material semicondutor em nível atômico.

Nos anos 60, Gordon E. Moore declarou que o número de transistores em cada chip dobrariam a aproximadamente cada dois anos. Por muito tempo, essa foi uma tarefa “simples” de alcançar se pensarmos na tecnologia das décadas passadas. As coisas mudam um pouco de panorama ao analisarmos o quanto diversos desses itens já estão em tamanhos microscópicos.

Os engenheiros por trás desta pesquisa se inspiraram na Lei de Moore para criar o nano transistor de apenas 7 nm de diâmetro. Em comparação a um micro cartão sim de celular, é possível colocar bilhões de unidades do novo dispositivo sobre o chip.

A técnica de “Ataque Térmico em nível Atômico” – ALE térmico permite que os materiais necessários para desenvolver os transistores sejam alterados em níveis atômicos e com mais eficiência que os disponíveis atualmente.

Levará um tempo até que o nano transistor seja produzido em larga escala, mas tudo indica que logo teremos uma nova geração de aparelhos ainda mais eficazes no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui