11 perguntas cativantes para fazer ao final de cada entrevista de emprego

0
46

Por mais que você possa estar bem preparado, uma entrevista de emprego é uma situação que gera alto nível de ansiedade. Você tem que responder a uma enxurrada de perguntas ali, na hora, e passar uma boa impressão para um gerente de recrutamento — às vezes até para uma sala cheia de desconhecidos. E quando for hora de você fazer perguntas, será que vai estar preparado?

Hoje em dia é de praxe que o entrevistador encerre perguntando se você tem alguma pergunta que queira fazer sobre o emprego. E aquilo que você perguntar pode garantir ou acabar com suas chances de ser escolhido.

Conversamos com recrutadores, gerentes de contratação e pessoas que conseguiram empregos para saber quais são as melhores perguntas a fazer se você quiser causar boa impressão ao entrevistador e conseguir informações importantes sobre a empresa que possivelmente será seu novo local de trabalho.

1. O que levou você a escolher o meu currículo para que eu fosse entrevistado?

“Como profissional que há dez anos sou responsável por contratar estagiários e funcionários juniores, a pergunta mais memorável que uma candidata já me fez foi essa. Aquilo virou a mesa, porque eu estava muito acostumada a perguntar “por que devemos contratar você?” Em vez disso, eu tive que dizer a ela o que gostamos da experiência profissional dela e na ficha de inscrição que ela preenchera; são ótimos insights a receber durante o processo de entrevistas. É como ganhar conselhos de carreira gratuitos.” ― Laura Meditz, vice-presidente da Poston Communications.

2. Quais são os maiores desafios que sua empresa ou seu departamento enfrentam hoje?

“Gosto de fazer essa pergunta para ter uma ideia real do que eles acham que é mais necessário na empresa deles. Pode ser uma habilidade específica, processos aprimorados ou simplesmente mais pessoal para dar conta da carga de trabalho. As respostas a essa pergunta vão ajudar você a entender o que você terá que fazer, concretamente, no emprego, e lhe darão a oportunidade de explicar como você faria para responder ao maior desafio da empresa. Por outro lado, se a maior dificuldade que a empresa enfrenta não tem nada a ver com suas habilidades ou expectativas, isso pode ser um alerta a levar em conta antes de aceitar um novo emprego.” ― Daniel Buchuk, diretor de comunicações da Bringg.

3. O que diferencia vocês de seus concorrentes?

Quando me candidatei ao cargo que ocupo hoje, fiz perguntas sobre os concorrentes da empresa e como eles se diferenciavam. É uma boa pergunta a fazer, porque as empresas querem saber se você se dá ao trabalho de fazer sua lição de casa antes da reunião e se você se interessa de verdade pela área na qual pretende trabalhar.” ― Casey Hill, blogueiro no Musings of Entrepreneurship.

4. Pode me dar um exemplo de como vocês põem os valores da empresa em prática?

“Gosto de descobrir quais valores a empresa promove em sua página de carreiras – empenho, honestidade, responsabilidade, etc. – e perguntar ao entrevistador como ele põe esses valores em prática, especialmente como gerente. Se o entrevistador fica confuso e não sabe responder, isso geralmente revela que os valores não passam de papo furado. Se ele souber responder, isso mostra que a empresa acredita nesses valores e os promove entre seus profissionais. Também mostra que o entrevistador provavelmente é um gerente atencioso. ― Jennifer Bewley, do Get Uncuffed.

5. Como é o programa de treinamento da empresa?

“Na minha experiência, as empresas bem conceituadas respondem essa pergunta dizendo que o período de treinamento leva o tempo que o novo funcionário precisar. Treinamento feito às pressas para atender a uma cota ou um deadline não é uma maneira eficaz de conseguir funcionários confiáveis e eficazes. Há uma curva de aprendizado envolvida em qualquer emprego novo, e uma boa empresa oferece treinamento completo e ajuda o funcionário a dominar todas as habilidades que ele vai precisar para ter êxito na empresa.” ― Carlee Linden, redatora da Best Company.

6. Quais esforços recentes de contratação e promoção deixaram você mais empolgado?

“Como mulher negra que está muito interessada em avançar na minha carreira, muitas vezes faço perguntas que me darão uma visão dos esforços da empresa para promover mais diversidade. Depois dessa pergunta, quase sempre peço para conhecer o escritório. É surpreendente o que se pode descobrir sobre uma empresa simplesmente percorrendo o espaço dela. Isso me dá uma ideia de se a resposta que ouvi é padronizada ou se é realmente encarnada pela empresa. ― Stella Odogwu, fundadora e CEO da Intelle Coaching Solutions.

7. O que você mais gosta relativo ao trabalho nesta empresa?

“Para começar, se o entrevistador não souber responder a essa pergunta, é hora de um alarme tocar na sua cabeça e lhe informar que essa empresa talvez não seja o melhor lugar do mundo para se trabalhar. Isto dito, essa pergunta geralmente abre uma oportunidade de interação pessoal com o entrevistador, permitindo que ele fale dele mesmo, para variar. Essa troca de ideias entre vocês dois resulta numa conexão mais forte, ao mesmo tempo em que você fica sabendo mais sobre algumas das ótimas coisas que a companhia tem a oferecer. ― Alex Benjamin, recrutador profissional e dono do serviço de redação de currículos Recruiter Written.

8. O que os membros mais bem-sucedidos da equipe fazem diferente da média dos membros?

“Se há uma coisa que o entrevistado pode fazer para se destacar de outros candidatos é ser ousado, falar com confiança e fazer perguntas que dão a entender que ele é um profissional de alto desempenho que busca o sucesso na empresa. Essa pergunta mostra que o candidato tem garra suficiente para superar a mediocridade. Além disso, lhe permite descobrir mais sobre as expectativas da empresa para quem quiser alcançar a excelência em sua função.” ― Emily LaRusch, CEO e fundadora da Back Office Betties.

9. Daqui a 3 meses, como vocês vão saber se contrataram a pessoa certa?

“Gosto muito dessa pergunta, porque, como candidato a emprego, ela lhe dá uma ideia clara das metas, expectativas e objetivos que o gerente de contratações tem para você, ou terá se você for contratado. Ela também lhe dá a oportunidade de parar para refletir se a resposta soa como algo que você sabe que vai gostar de fazer. Ela pode conferir um pouco mais clareza ao emprego e aos resultados que a empresa quer alcançar, preenchendo esse cargo.” ― Helen Godfrey, dona do serviço de orientação profissional the Authentic Path.

10. Como seus colegas de trabalho descreveriam seu estilo de gestão?

“É importante perguntar sobre o estilo de liderança exercido por seu potencial gerente, mas não apenas o que ele próprio acha que é. É vital perguntar o que diriam os pares dele. Será melhor ainda se ele topar que você veja um dos relatórios diretos da empresa sobre a liderança dele. Um gerente pode garantir o sucesso ou fracasso de um emprego; logo, conseguir mais contexto sobre as pessoas com quem você vai colaborar mais estreitamente ajudará no processo de tomada de uma decisão.” ― Julia Missaggia, human resources director at CMI/Compas.

11. Antes de concluirmos, você pode me mostrar a empresa por dentro rapidamente?

“Essa pergunta permite que o candidato se diferencie ao término da entrevista, criando um intercâmbio singular com o entrevistador que não será compartilhado com os outros candidatos. Na realidade, ainda me lembro de uma vez, anos atrás, em que um candidato me fez essa pergunta no final da entrevista de emprego dele. A pergunta obriga o gerente de contratação a sair de sua rotina, a deixar a sala de entrevistas e agir mais naturalmente com o candidato.” ― Peter Yang, co-fundador da ResumeGo.

Algumas dicas adicionais para você se destacar na entrevista:

Faça apenas perguntas discursivas (que não podem ser respondidas com um “sim” ou “não”). Embora uma entrevista de emprego possa parecer um interrogatório, a ideia é que seja uma conversa entre você e o entrevistador. Para manter o papo rolando bem, evite perguntas que possam ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.

Não faça perguntas que tenham resposta óbvia. Não pergunte nada apenas por perguntar — o entrevistador vai perceber imediatamente. Pesquise com antecedência e evite pedir informações básicas que poderiam facilmente ser encontradas no site da empresa na internet.

Trate o tempo de todos com respeito. É provável que o entrevistador tenha muitas outras entrevistas de emprego a conduzir, além de suas reuniões e tarefas de rotina. Escolha duas ou três perguntas importantes a fazer, em vez de sobrecarregar o entrevistador com todas as 11 aqui propostas. Melhor ainda, não espere até o final da entrevista: procure entremear suas perguntas ao longo da conversa.

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui